Função: A Ouvidoria tem função de promover a participação popular na Administração Pública.
Comunicação: Canal de comunicação para receber, analisar, encaminhar, responder e mediar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e solicitações de providências sobre assuntos pertinentes a Prefeitura Municipal de Capela do Alto.
Prazo: As manifestações são encaminhadas aos departamentos responsáveis para que num prazo de 30 dias o munícipe tome conhecimento das providências adotadas.
No processo de abertura de uma ocorrência é necessário escolher a categoria ao qual o seu pedido se encaixa, desta forma possibilita a organização das ocorrências para que sejam tratadas da melhor forma!
Ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes;
Demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço;
Demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido;
Apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos da administração pública municipal;
Pedido para adoção de providências por parte dos orgãos da administração pública municipal;